Berimbau É um instrumento de percussão (corda percutida) da família dos cordofones e de origem Africana.
A música na Capoeira se relaciona intimamente com o movimento, o jogo e a espiritualidade.
Isso acontece na maioria das manifestações culturais africanas. (O som do berimbau é tido como místico, sorumbático, intermitente e obsessivo, que não raro leva seus praticantes a um estado de total desprendimento e descontração muscular.) Portanto ela é um elemento essencial à capoeira. Através dela o capoerista expressa seus movimentos e sentimentos, integrando o corpo e a mente na hora do jogo, para marcar este ritmo se utiliza vários instrumentos e quem comanda esse tipo de jogo é o berimbau, para ser mais específico eu diria que é quem faz tudo isso e os demais acompanham ele.
A música na Capoeira se relaciona intimamente com o movimento, o jogo e a espiritualidade.
A lenda
Diz a lenda, que uma menina saiu a passeio , ao atravessar um córrego, abaixou-se para tomar água no côncavo de suas mãos. No momento em que saciava sua sede, um homem deu-lhe uma pancada na nuca. Ao morrer a menina se transformou imediatamente em um arco musical, seu corpo se converteu na madeira; seus membros na corda; sua cabeça na caixa de ressonância e seu espírito na música dolente e sentimental. ( Lenda existente no Leste norte da África)
Diz a lenda, que uma menina saiu a passeio , ao atravessar um córrego, abaixou-se para tomar água no côncavo de suas mãos. No momento em que saciava sua sede, um homem deu-lhe uma pancada na nuca. Ao morrer a menina se transformou imediatamente em um arco musical, seu corpo se converteu na madeira; seus membros na corda; sua cabeça na caixa de ressonância e seu espírito na música dolente e sentimental. ( Lenda existente no Leste norte da África)
Os atuais capoeiristas dizem, entretanto, que o som do berimbau é metálico e triste por ser veículo derivado das mágoas dos pretos escravos no recesso das senzalas quando as saudades da pátria distante lhe amarguravam a alma...
Origem
Não se sabe ao certo quando e quem o inventou. É impossível saber qual teoria mais certa, estima-se que o arco musical tenha surgido por volta de 15000 A.C. (vários outros instrumentos derivados do arco foram encontrados nas mais diversas regiões do mundo, Novo México, Patagonia, Africa e estiveram presentes nas mais variadas civilizações, entre elas a egípcia, feníncia, hindu, persa, assíria.) Porem há registros do berimbau da forma que conhecemos na África. De lá ele foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos, popularizou-se através das manifestações populares como o samba de roda, candomblé e capoeira entre outras.
No Brasil e na Africa é ainda conhecido pelos seguintes nomes: urucungo, urucurgo, orucungo, oricungo, uricungo, rucungo, ricungo, berimbau de barriga, gobo, marimbau, bucumbumba, bucumbunga, gunga, macungo, matungo, mutungo, aricongo, arco musical e rucumbo.Em Cuba é chamado de sambi, pandigurao, gorokikamo e burumbumba.
Não se sabe ao certo quando e quem o inventou. É impossível saber qual teoria mais certa, estima-se que o arco musical tenha surgido por volta de 15000 A.C. (vários outros instrumentos derivados do arco foram encontrados nas mais diversas regiões do mundo, Novo México, Patagonia, Africa e estiveram presentes nas mais variadas civilizações, entre elas a egípcia, feníncia, hindu, persa, assíria.) Porem há registros do berimbau da forma que conhecemos na África. De lá ele foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos, popularizou-se através das manifestações populares como o samba de roda, candomblé e capoeira entre outras.
No Brasil e na Africa é ainda conhecido pelos seguintes nomes: urucungo, urucurgo, orucungo, oricungo, uricungo, rucungo, ricungo, berimbau de barriga, gobo, marimbau, bucumbumba, bucumbunga, gunga, macungo, matungo, mutungo, aricongo, arco musical e rucumbo.Em Cuba é chamado de sambi, pandigurao, gorokikamo e burumbumba.
O Berimbau é um elemento fundamental na capoeira, sendo respeitado pelos capoeristas antes de iniciarem um jogo. Alguns o consideram um instrumento sagrado. Ele comanda a roda de capoeira, dita o ritmo e o estilo de jogo.
Tipos mais usados na capoeira:
2-O Médio ou de Centro - Berimbau de cabaça de tamanho médio , produz som médio grave e tem a função de coordenar o ritmo de jogo dos capoeristas;como se fosse um violão ou guitarra de ritmo.
3-O Viola ou Violinha- Berimbau de cabaça menor, produz som agudo e tem a função de fazer os solo, contratoques e improviso.
Obs.: Existe também um conhecido por berimbau rodeio, que é aquele que tanto o som agudo quanto o grave é emitido com perfeição.
Obs.: Existe também um conhecido por berimbau rodeio, que é aquele que tanto o som agudo quanto o grave é emitido com perfeição.
Complementação
A complementação da bateria ou orquestra de uma roda de capoeira se dá com instrumentos de percussão:
1 Atabaque;
2 Pandeiros;
1 Reco-Reco;
1 Agogô.
A complementação da bateria ou orquestra de uma roda de capoeira se dá com instrumentos de percussão:
1 Atabaque;
2 Pandeiros;
1 Reco-Reco;
1 Agogô.
Conforme o regulamento desportivo internacional (de adoção obrigatória no Brasil nos termos ao Parágrafo 1º do Art. 1º da Lei Federal 9615 de 24/03/1998) a organização das orquestras/baterias, os instrumentos devem ficar na seguinte ordem na Capoeira Angola (vista de frente, da esquerda para direita): Pandeiro externo (que poderá ser substituído por um reco-reco), Pandeiro interno, Berimbau Viola ou Agudo, Berimbau Médio ou de Centro, Berimbau Berra-boi ou Grave, Agogô, Atabaque. Na Capoeira Regional (vista de frente, da esquerda para direita): Pandeiro externo, Berimbau Rodeio ou Gunga, Pandeiro externo.
Obs.: O Reco-reco nunca poderá ser acrescentado à formação acima descrita. O referido instrumento somente entrará na formação em substituição ao pandeiro externo. A formação da orquestra acima descrita obecede uma formação técnica musical. Olhando de frente para a orquestra ficará do lado direito, isto é, da posição de quem está tocando o atabaque ficará do lado esquerdo.
Obs.: O Reco-reco nunca poderá ser acrescentado à formação acima descrita. O referido instrumento somente entrará na formação em substituição ao pandeiro externo. A formação da orquestra acima descrita obecede uma formação técnica musical. Olhando de frente para a orquestra ficará do lado direito, isto é, da posição de quem está tocando o atabaque ficará do lado esquerdo.
Berimbau de Barriga
Hoje chamado simplesmente de Berimbau em algumas localidades também é conhecido como berimbau de peito e é composto por um arco de uma vara de madeira de comprimento aproximado de 1,20m a 1,50cm e um arame de metal em tensão no arco. A caixa de ressonância é uma cabaça vazia presa num estremo do arco.
Hoje chamado simplesmente de Berimbau em algumas localidades também é conhecido como berimbau de peito e é composto por um arco de uma vara de madeira de comprimento aproximado de 1,20m a 1,50cm e um arame de metal em tensão no arco. A caixa de ressonância é uma cabaça vazia presa num estremo do arco.
Como se segura
Se segura na vertical segurando o arco com uma das mãos e segurando uma pequena pedra (dobrão) com o indicador e polegar fazendo pressão no arame para alterar o som quando tocá-lo.
O som também é alterado aproximando e afastando a cabaça da barriga. A outra mão percute o arame com um pequeno bambu ou pau (40cm aproximadamente) e segurando um pequeno caixixi (pequeno instrumento de percussão, normalmente preenchido com sementes secas).
Se segura na vertical segurando o arco com uma das mãos e segurando uma pequena pedra (dobrão) com o indicador e polegar fazendo pressão no arame para alterar o som quando tocá-lo.
O som também é alterado aproximando e afastando a cabaça da barriga. A outra mão percute o arame com um pequeno bambu ou pau (40cm aproximadamente) e segurando um pequeno caixixi (pequeno instrumento de percussão, normalmente preenchido com sementes secas).
Como se toca
O Berimbau é tocado percurtindo uma vaqueta (varinha de madeira) sobre o arame (aço de pneu de carro) com um caxixi ( pequena cesta de palha ou vime) com sementes dentro que produz um som de chocalho que é segurado entre os dedos e na palma da mão, encostando-se um dobrão ( moeda de cobre) no arame de aço , produzindo assim o som característico do instrumento.
Lembrem-se
O berimbau é que cria o clima e dita o jogo que vai acontecer na roda. Dizem os velhos mestres que "O berimbau ensina" eles criam uma corrente e uma vibração que, junto com as palmas, os cantos, o pandeiro e o atabaque, influenciam os jogadores.
O Berimbau é tocado percurtindo uma vaqueta (varinha de madeira) sobre o arame (aço de pneu de carro) com um caxixi ( pequena cesta de palha ou vime) com sementes dentro que produz um som de chocalho que é segurado entre os dedos e na palma da mão, encostando-se um dobrão ( moeda de cobre) no arame de aço , produzindo assim o som característico do instrumento.
Lembrem-se
O berimbau é que cria o clima e dita o jogo que vai acontecer na roda. Dizem os velhos mestres que "O berimbau ensina" eles criam uma corrente e uma vibração que, junto com as palmas, os cantos, o pandeiro e o atabaque, influenciam os jogadores.
Berimbau de Boca
O berimbau de boca tem dimensões mais reduzidas e era muito utilizado na época da colonização, quando a capoeira era proibida;Também conhecido como "marimbau" ou "marimba", é um pequeno instrumento de metal arqueado em forma de diapasão sem cabo, que os escravos usavam preso aos dentes, com os quais faziam soar as pontas do metal. O formato de diapasão sem cabo é semelhante a um grampo de cabelo, porém um pouco maior. A caixa de ressonância é a própria boca do tocador e a percussão era feita com o polegar. O som deste é semelhante a uma mola e o movimento da língua altera este curioso som..Atualmente, o berimbau de boca não é mais usado, apesar de alguns mestres antigos, especialmente de Capoeira Angola ainda saberem tocá-lo. É uma peça raríssima, encontrada mais possivelmente em museus.
O berimbau de boca tem dimensões mais reduzidas e era muito utilizado na época da colonização, quando a capoeira era proibida;Também conhecido como "marimbau" ou "marimba", é um pequeno instrumento de metal arqueado em forma de diapasão sem cabo, que os escravos usavam preso aos dentes, com os quais faziam soar as pontas do metal. O formato de diapasão sem cabo é semelhante a um grampo de cabelo, porém um pouco maior. A caixa de ressonância é a própria boca do tocador e a percussão era feita com o polegar. O som deste é semelhante a uma mola e o movimento da língua altera este curioso som..Atualmente, o berimbau de boca não é mais usado, apesar de alguns mestres antigos, especialmente de Capoeira Angola ainda saberem tocá-lo. É uma peça raríssima, encontrada mais possivelmente em museus.
Na Bahia antigamente existia o outro tipo de berimbau de boca, que era um arco musical com corda de cipó Timbó, a caixa de ressonância, seja sustentando a madeira entre os dentes com a corda fora da boca, ou seja, deixando a corda vibrar na cavidade oral, com a madeira fora, utilizava-se uma faca como dobrão.
Atualmente é um instrumento raro de ser encontrado.
Atualmente é um instrumento raro de ser encontrado.
Berimbau de bacia
Utilizado principalmente na África, duas latas eram colocadas no chão, e um arco que chegava a ter 04 metros era colocado sobre cada uma dessas latas, uma pessoa ficava segurando a madeira, enquanto outra tocava.
Utilizado principalmente na África, duas latas eram colocadas no chão, e um arco que chegava a ter 04 metros era colocado sobre cada uma dessas latas, uma pessoa ficava segurando a madeira, enquanto outra tocava.
A técnica do berimbau
Segura-se o berimbau uma das mão na altura da cabaça, com a mesma mão segura a moeda que durante o toque do berimbau será várias vezes presionada contra o arame mudando o tom do som do berimbau. A cabaça deve ficar na altura do abdomem do tocador pois este modifica seu som aproximando e afastando a cabaça de seu corpo. Com a vareta na outra mão executa-se as batidas no arame do berimbau, e na mesma mão da vareta o tocador segura o caxixi preenchendo o som da batida da vareta com o som do caxixi, uma especie de chocalho.
Segura-se o berimbau uma das mão na altura da cabaça, com a mesma mão segura a moeda que durante o toque do berimbau será várias vezes presionada contra o arame mudando o tom do som do berimbau. A cabaça deve ficar na altura do abdomem do tocador pois este modifica seu som aproximando e afastando a cabaça de seu corpo. Com a vareta na outra mão executa-se as batidas no arame do berimbau, e na mesma mão da vareta o tocador segura o caxixi preenchendo o som da batida da vareta com o som do caxixi, uma especie de chocalho.
As variações dos toques (ritmos) do berimbau são inúmeras, entre elas:
Angola
São Bento Grande de Bimba
São Bento Grande de Angola
São Bento Pequeno
Iúna
Cavalaria
Santa Maria
Benguela
São Bento Grande de Bimba
São Bento Grande de Angola
São Bento Pequeno
Iúna
Cavalaria
Santa Maria
Benguela
Miscelâneas(compilação de várias peças literarias)
Em 1826 o artista francês Jean Baptiste Debret retrata um tocador de berimbau em "Joueur d'Uruncungo".
O instrumento é conhecido por ser tema de uma canção popular de Baden Powell de Aquino, um violonista brasileiro. A letra da música foi escrita por Vinícius de Moraes.
Considerado um dos maiores percussionistas do planeta Nana Vasconcelos especializou-se em instrumentros brasileiros, em especial o berimbau.
Em 1826 o artista francês Jean Baptiste Debret retrata um tocador de berimbau em "Joueur d'Uruncungo".
O instrumento é conhecido por ser tema de uma canção popular de Baden Powell de Aquino, um violonista brasileiro. A letra da música foi escrita por Vinícius de Moraes.
Considerado um dos maiores percussionistas do planeta Nana Vasconcelos especializou-se em instrumentros brasileiros, em especial o berimbau.
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