quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

BERIMBAU


Berimbau  É um instrumento de percussão (corda percutida) da família dos cordofones e de origem Africana.
  A música na Capoeira se relaciona intimamente com o movimento, o jogo e a espiritualidade. Isso acontece na maioria das manifestações culturais africanas. (O som do berimbau é tido como místico, sorumbático, intermitente e obsessivo, que não raro leva seus praticantes a um estado de total desprendimento e descontração muscular.) Portanto ela é um elemento essencial à capoeira. Através dela o capoerista expressa seus movimentos e sentimentos, integrando o corpo e a mente na hora do jogo, para marcar este ritmo se utiliza vários instrumentos e quem comanda esse tipo de jogo é o berimbau, para ser mais específico eu diria que é quem faz tudo isso e os demais acompanham ele.
A lenda
  Diz a lenda, que uma menina saiu a passeio , ao atravessar um córrego, abaixou-se para tomar água no côncavo de suas mãos. No momento em que saciava sua sede, um homem deu-lhe uma pancada na nuca. Ao morrer a menina se transformou imediatamente em um arco musical, seu corpo se converteu na madeira; seus membros na corda; sua cabeça na caixa de ressonância e seu espírito na música dolente e sentimental. ( Lenda existente no Leste norte da África)
  Os atuais capoeiristas dizem, entretanto, que o som do berimbau é metálico e triste por ser veículo derivado das mágoas dos pretos escravos no recesso das senzalas quando as saudades da pátria distante lhe amarguravam a alma...
Origem
  Não se sabe ao certo quando e quem o inventou. É impossível saber qual teoria mais certa, estima-se que o arco musical tenha surgido por volta de 15000 A.C. (vários outros instrumentos derivados do arco foram encontrados nas mais diversas regiões do mundo, Novo México, Patagonia, Africa e estiveram presentes nas mais variadas civilizações, entre elas a egípcia, feníncia, hindu, persa, assíria.) Porem há registros do berimbau da forma que conhecemos na África. De lá ele foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos, popularizou-se através das manifestações populares como o samba de roda, candomblé e capoeira entre outras.
  No Brasil e na Africa é ainda conhecido pelos seguintes nomes: urucungo, urucurgo, orucungo, oricungo, uricungo, rucungo, ricungo, berimbau de barriga, gobo, marimbau, bucumbumba, bucumbunga, gunga, macungo, matungo, mutungo, aricongo, arco musical e rucumbo.Em Cuba é chamado de sambi, pandigurao, gorokikamo e burumbumba.
  O Berimbau é um elemento fundamental na capoeira, sendo respeitado pelos capoeristas antes de iniciarem um jogo. Alguns o consideram um instrumento sagrado. Ele comanda a roda de capoeira, dita o ritmo e o estilo de jogo.

Tipos mais usados na capoeira:
1-O Berra-boi ou Gunga - Berimbau de cabaça grande (maior que o normal) e som grave, cuja função é fazer a base do ritmo puxado pelo Médio, como se fosse um contrabaixo.
2-O Médio ou de Centro - Berimbau de cabaça de tamanho médio , produz som médio grave e tem a função de coordenar o ritmo de jogo dos capoeristas;como se fosse um violão ou guitarra de ritmo.
3-O Viola ou Violinha- Berimbau de cabaça menor, produz som agudo e tem a função de fazer os solo, contratoques e improviso.
Obs.: Existe também um conhecido por berimbau rodeio, que é aquele que tanto o som agudo quanto o grave é emitido com perfeição.
Complementação
  A complementação da bateria ou orquestra de uma roda de capoeira se dá com instrumentos de percussão:
     1 Atabaque;
     2 Pandeiros;
     1 Reco-Reco;
     1 Agogô.
  Conforme o regulamento desportivo internacional (de adoção obrigatória no Brasil nos termos ao Parágrafo 1º do Art. 1º da Lei Federal 9615 de 24/03/1998) a organização das orquestras/baterias, os instrumentos devem ficar na seguinte ordem na Capoeira Angola (vista de frente, da esquerda para direita): Pandeiro externo (que poderá ser substituído por um reco-reco), Pandeiro interno, Berimbau Viola ou Agudo, Berimbau Médio ou de Centro, Berimbau Berra-boi ou Grave, Agogô, Atabaque. Na Capoeira Regional (vista de frente, da esquerda para direita): Pandeiro externo, Berimbau Rodeio ou Gunga, Pandeiro externo.
Obs.: O Reco-reco nunca poderá ser acrescentado à formação acima descrita. O referido instrumento somente entrará na formação em substituição ao pandeiro externo. A formação da orquestra acima descrita obecede uma formação técnica musical. Olhando de frente para a orquestra ficará do lado direito, isto é, da posição de quem está tocando o atabaque ficará do lado esquerdo.
Berimbau de Barriga
  Hoje chamado simplesmente de Berimbau em algumas localidades também é conhecido como berimbau de peito e é composto por um arco de uma vara de madeira de comprimento aproximado de 1,20m a 1,50cm e um arame de metal em tensão no arco. A caixa de ressonância é uma cabaça vazia presa num estremo do arco.
Como se segura
  Se segura na vertical segurando o arco com uma das mãos e segurando uma pequena pedra (dobrão) com o indicador e polegar fazendo pressão no arame para alterar o som quando tocá-lo.
  O som também é alterado aproximando e afastando a cabaça da barriga. A outra mão percute o arame com um pequeno bambu ou pau (40cm aproximadamente) e segurando um pequeno caixixi (pequeno instrumento de percussão, normalmente preenchido com sementes secas).
Como se toca
  O Berimbau é tocado percurtindo uma vaqueta (varinha de madeira) sobre o arame (aço de pneu de carro) com um caxixi ( pequena cesta de palha ou vime) com sementes dentro que produz um som de chocalho que é segurado entre os dedos e na palma da mão, encostando-se um dobrão ( moeda de cobre) no arame de aço , produzindo assim o som característico do instrumento.

Lembrem-se
  O berimbau é que cria o clima e dita o jogo que vai acontecer na roda. Dizem os velhos mestres que "O berimbau ensina" eles criam uma corrente e uma vibração que, junto com as palmas, os cantos, o pandeiro e o atabaque, influenciam os jogadores.
Berimbau de Boca
  O berimbau de boca tem dimensões mais reduzidas e era muito utilizado na época da colonização, quando a capoeira era proibida;Também conhecido como "marimbau" ou "marimba", é um pequeno instrumento de metal arqueado em forma de diapasão sem cabo, que os escravos usavam preso aos dentes, com os quais faziam soar as pontas do metal. O formato de diapasão sem cabo é semelhante a um grampo de cabelo, porém um pouco maior. A caixa de ressonância é a própria boca do tocador e a percussão era feita com o polegar. O som deste é semelhante a uma mola e o movimento da língua altera este curioso som..Atualmente, o berimbau de boca não é mais usado, apesar de alguns mestres antigos, especialmente de Capoeira Angola ainda saberem tocá-lo. É uma peça raríssima, encontrada mais possivelmente em museus.
Na Bahia antigamente existia o outro tipo de berimbau de boca, que era um arco musical com corda de cipó Timbó, a caixa de ressonância, seja sustentando a madeira entre os dentes com a corda fora da boca, ou seja, deixando a corda vibrar na cavidade oral, com a madeira fora, utilizava-se uma faca como dobrão.
  Atualmente é um instrumento raro de ser encontrado.

Berimbau de bacia
   Utilizado principalmente na África, duas latas eram colocadas no chão, e um arco que chegava a ter 04 metros era colocado sobre cada uma dessas latas, uma pessoa ficava segurando a madeira, enquanto outra tocava.
A técnica do berimbau
  Segura-se o berimbau uma das mão na altura da cabaça, com a mesma mão segura a moeda que durante o toque do berimbau será várias vezes presionada contra o arame mudando o tom do som do berimbau. A cabaça deve ficar na altura do abdomem do tocador pois este modifica seu som aproximando e afastando a cabaça de seu corpo. Com a vareta na outra mão executa-se as batidas no arame do berimbau, e na mesma mão da vareta o tocador segura o caxixi preenchendo o som da batida da vareta com o som do caxixi, uma especie de chocalho.
As variações dos toques (ritmos) do berimbau são inúmeras, entre elas:                                                      
  Angola
  São Bento Grande de Bimba
  São Bento Grande de Angola
  São Bento Pequeno
  Iúna
  Cavalaria
  Santa Maria
  Benguela     
Miscelâneas(compilação de várias peças literarias)
  Em 1826 o artista francês Jean Baptiste Debret retrata um tocador de berimbau em "Joueur d'Uruncungo".
  O instrumento é conhecido por ser tema de uma canção popular de Baden Powell de Aquino, um violonista brasileiro. A letra da música foi escrita por Vinícius de Moraes.
  Considerado um dos maiores percussionistas do planeta Nana Vasconcelos especializou-se em instrumentros brasileiros, em especial o berimbau.

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